Valor de marca e influência na formação de preço (e das vendas)

A etapa da formação do preço de venda é vital a qualquer empresa. Se não houver uma prática correta de valorização do produto ou serviço posto a venda a empresa correrá riscos que podem culminar em prejuízos e perdas. Porém a precificação não pode ser vista apenas como um confronto entre a receita esperada frente a custos e despesas da produção. A precificação é uma ação gerencial que deve ser pautada por princípios de marketing e finanças, vários aspectos devem ser considerados e, sem dúvida, a força da sua marca deve ser apreciada neste instante.

A marca, sendo o mais importante Ativo de uma empresa, exerce influência direta na obtenção de receitas, sua influência certamente também impacta outros fatores de vendas e marketing, e a atração e satisfação de clientes é um dos pontos mais importantes. Sendo, portanto, o valor e força de uma marca uma razão direta de vários atributos, dentre eles as vendas, é perceptível que ao se utilizar a marca gerencialmente poderemos afetar, de forma significativa, o preço final.

Ao confrontar os elementos tradicionais na formação de preço como custos de produção, margem de lucro estimada, tributos, dentre outros e ao atrelá-los a uma análise gerencial pelo valor e força da marca teremos um quadro que se abrirá confrontando estes elementos a outros atributos de mercado como shares, aspectos ligados a concorrentes (participação de mercado, número de concorrentes, entrantes, nichos, etc), e fatores internos como os padrões de qualidade. Esses elementos tornam-se ainda mais úteis na formação de preços se trouxermos para nossas avaliações o uso de ferramentas como SWOT, análise de elasticidade de preço e renda, dentre outras. Tais confrontações e análises baseadas no valor de Marca como alavanca para formação de preços demonstram serem ótimos avaliadores na formação dos chamados preços Premium.

A consultoria em mensuração de Marcas do Grupo Marka Criativa consolida as informações extraídas da mensuração de marcas em relatórios com força gerencial que permitem (apoiados no valor de Marca específico de um produto ou serviço, ou no valor global de uma empresa) atrelar aspectos influenciados no preço que visam impulsionar vendas, gerenciar promoções, aplicar variabilidades de preço de forma atingir a maior e mais adequada elasticidade de preço para cada item comercializado pela empresa. Como a mensuração de Marcas do Grupo Marka Criativa pauta-se na análise de atributos que impactam o preço como custos, marketing, receitas, histórico de clientes e mercado, torna-se uma ferramenta poderosa da sua gestão de vendas.

2017-07-19T20:12:23+00:00 10 abr, 2016|Brand Equity|0 Comentários

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