Tempo é dinheiro… e Saúde!

tempo-dinheiroDiretora da Marka Criativa fala sobre qualidade de vida e sucesso para a revista Carreira & Negócios, confira!

O monólogo diário dos profissionais bem-sucedidos é quase sempre o mesmo: “Nossa, o tempo voa, já são cinco da tarde e não fiz metade do que tinha de fazer!” Mas, ao contrário do que se pensa, nem sempre a sensação do dia curto é sinal de trabalho em excesso. Na maioria das vezes, a indisciplina é a grande responsável pela impossibilidade de finalizar as tarefas do dia e, pior, realizar outras atividades como a prática de esportes, fundamental até mesmo para aumentar a produtividade no trabalho.

“Hoje, saber conciliar carreira com vida pessoal tornou-se um assunto delicado. A competição acirrada exige um posicionamento mais ativo por parte dos profissionais. Dessa forma, somos obrigados a encarar processos de evolução do mercado com especializações, pesquisas e inovações constantes. Além disso, a mobilidade tecnológica permite a execução do trabalho em qualquer hora ou local, o que interfere, inevitavelmente, nos momentos que deveriam ser pessoais, e não profissionais”, avalia a consultora empresarial e diretora de Marketing da Marka Criativa – Marketing e Novos Negócios, Aline Santos,
que orienta executivos na concepção de novas ideias, objetivando praticidade nos procedimentos do dia a dia dos funcionários ou setores.

Entretanto, apesar de muitas pessoas acharem que precisam de mais do que 24h para concluir todas as tarefas planejadas, o dia pode ser bem mais rentável do que se imagina. “Pessoas que fazem bom uso de suas agendas costumam obter melhores resultados no trabalho e na vida pessoal. O segredo é concentrar suas energias nas tarefas prioritárias e planejar seu dia, sempre. Essa é a melhor forma de conseguir um bom aproveitamento do seu tempo”, afirma o consultor, especialista em organização pessoal e produtividade no trabalho e criador da OZ! Organize sua Vida – http://www.organizesuavida.com.br, José Luiz Cunha.

Segundo a diretora da divisão de outplacement da Career Center, especializada em Recursos Humanos e Gestão de Carreiras, Vera Vasconcellos, fatores como planejamento, disciplina, organização, objetividade e estabelecimento de prioridades são determinantes para gestão pessoal e profissional. Entretanto, seguir estes fatores à risca é essencial para que o dia seja tão longo quanto se espera. “Um planejamento semanal bem elaborado pode cair por terra quando as atividades diárias preestabelecidas são deixadas de lado por motivos circunstanciais ou urgentes, que atrapalham a produtividade”, explica o especialista em administração de tempo e produtividade, fundador da Triad PS, empresa multinacional especializada em programas e consultoria na área de produtividade, colaboração e administração do tempo, Christian Barbosa.

Mesmo com as dicas desses especialistas, você, leitor, deve estar pensando que não é nada fácil administrar a questão do tempo com tantos compromissos e pressões do dia a dia. Apesar da questão ser um paradoxo, é preciso nos gerenciar, o que requer planejamento. Afinal, pessoas estressadas não rendem no trabalho e negligenciam a qualidade de vida. E definitivamente não é isso que as empresas querem. O cansaço gera erros por falta de atenção, inibe a inovação e causa, inclusive, dificuldade para trabalhar em grupo.

2017-07-19T20:12:23+00:00 23 set, 2015|Produtividade|0 Comentários

Deixar Um Comentário