Por mais de uma década, o marketing de mídia social tem sido o filho de ouro dos comerciantes e empresários em todos os lugares, ou pelo menos, na teoria. Quando os comerciantes começaram a perceber que eles poderiam usar plataformas hiper populares como o Facebook e Twitter para promover suas próprias marcas e conteúdos, as empresas se reuniram para saltar sobre a tendência. Alguns alegaram que era a sua iniciativa de marketing mais rentável, enquanto outros as criticaram como um modismo temporário. Se você dedicasse tempo e esforço, era fácil ver um ROI positivo, especialmente se você usasse em conjunto com uma forte campanha de marketing de conteúdo.
No entanto, as coisas mudaram nos últimos anos, e está se tornando mais difícil ver o mesmo nível de retorno.
O problema de visibilidade
O que é que está colocando um amortecedor sobre o ROI de mídia social ultimamente? Vários desenvolvedores estão convergindo para tornar mais difícil para as marcas ganharem visibilidade em plataformas de mídia social. O Facebook é um grande influenciador aqui; nos últimos anos, o gigante da mídia social tem refinado seu algoritmo do newsfeed para mostrar aos usuários menos conteúdo orgânico de marcas (ou seja, o conteúdo postado por páginas de negócios que não se qualificam como publicidade paga). Recentemente, ele realizou uma grande atualização para favorecer mensagens de indivíduos sobre aquelas postadas por marcas e corporações.
Outras plataformas populares também têm feito isso. Por exemplo, o LinkedIn naturalmente favorece contas individuais para recursos como Grupos, que é uma das seções mais fortes para a visibilidade na plataforma. No Snapchat as funcionalidades se são mais atraentes para grupos de amigos em vez de indivíduos que procuram conteúdos de marcas ou conteúdos informativos.
Para complicar ainda mais, tem havido um aumento significativo no número de empresas que buscam conteúdo e marketing de mídia social como estratégia, devido à crescente consciência dos potenciais de retorno, isto significa que mais pessoas estão competindo por uma quantidade cada vez menor de espaço, e todos estão lutando para obter o mesmo nível de visibilidade que tinham antes.
Então, como você pode superar este problema de visibilidade e continuar obtendo retorno sobre seu investimento em marketing de mídia social?
Dica 1 – Mais qualidade que quantidade
Seu primeiro objetivo deve ser o de parar de se preocupar sobre a quantidade para focar seus esforços em escrever posts singularmente poderosos. Se você tem esperança de alcançar visibilidade generalizada, você precisa ocasionalmente de peças de destaque que geram atenção por conta própria; reações, comentários e compartilhamentos irão apoiar a sua visibilidade, para certificar que suas mensagens são dignas de ganhar esse nível de engajamento você precisa se destacar acima da concorrência se quiser sobreviver e continuar obtendo resultados.
Dica 2 – Defina seu público alvo de forma seletiva
Você pode se sobressair e conseguir mais relevância por especificar e realizar uma boa segmentação de seus usuários. Aponte para dados demográficos mais específicos do que você está acostumado e escreva conteúdo que é feito especificamente para eles. Sim, você estará restringindo o seu volume total de público, mas você vai compensar isso com relevância e especificidade. Usando controles de audiência no Facebook, você vai ser capaz de contornar algumas das limitações orgânicas da plataforma e entregar seu conteúdo para as pessoas mais susceptíveis – interessadas nos seus conteúdos. Não só isso, mas porque você vai ter uma relevância maior a eles, você também vai ganhar um impulso em reações, comentários e compartilhamentos.
Dica 3 – Concentre-se em ganhar compartilhamentos
Apesar de não ser o caso com todas as plataformas, geralmente um artigo tem uma melhor chance de ser visto se ele está publicado ou compartilhado por um usuário individual. Faça as contas aqui; isso significa que se você for capaz de obter diversos compartilhamentos a partir do seu post original, você instantaneamente tem maior visibilidade orgânica do que você teria seguindo o seu protocolo normal de distribuição. Você deve tentar ganhar o máximo compartilhamentos isto é mais importante do que nunca. Considere dar um salto na frente, obtendo compartilhamento de marcas pessoais dentro da sua empresa, ou de influenciadores com quem você mantém uma conexão; além disso, tente fornecer conteúdo original, chocante, engraçado, ou muito prático para maximizar seus compartilhamentos.
Dica 4 – Proteja suas apostas
É prudente considerar o fato de que o fornecimento e distribuição orgânica nas mídias sociais simplesmente não é tão valioso quanto costumava ser. Isso não significa que você deve parar de persegui-lo, uma vez que ainda pode render um ROI positivo, mas proteja suas apostas. Certifique-se de distribuir seu conteúdo em múltiplas plataformas, incluindo canais fora do âmbito normal das mídias sociais para ganhar mais visibilidade. Você também pode contar com a ajuda de estratégias alternativas, como o marketing influenciador ou publicidade paga para ajudar a completar o seu retorno geral.
Dica 5 – Olhe para o Futuro
É pouco provável que o problema de visibilidade irá desaparecer, ficará pior ao invés de melhorar. As plataformas como o Facebook continuarão a favorecer os indivíduos forçando empresas a pagar por publicidade para obter visibilidade. Felizmente, podemos antecipar as estratégias descritas acima para permanecer relevante em um futuro previsível, por isto execute agora as melhores práticas gerais para visibilidade orgânica de sucesso. Você terá que realizar precisamente tudo que foi apresentado, ou terá que investir pesadamente em impulsionamentos, o ideal é utilizar a junção entre patrocínios e estratégias orgânicas para atingir a estabilidade dos seus negócios.
Aline Santos
Chief Executive Officer (CEO) at Marka Criativa
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