A revista Exame publicou recentemente matéria com a listagem das 100 mais valiosas marcas no Brasil. Listagens comparativas com a valoração de marcas ajudam a salientar para os gestores e, principalmente, aos consumidores, a importância destes ativos, no entanto cabe ressaltar que a criação de rankings de valores para marcas, embora tenham grande importância especialmente para o marketing das companhias melhores classificadas, trata-se só de um aspecto potencial da mensuração de marcas.
A mensuração e gestão de marcas e outros ativos intangíveis é, essencialmente, uma ferramenta gerencial. Em suma, podemos afirmar que mensurar uma marca permite conhecer o verdadeiro tamanho (de valor, da capacidade de gerar receitas) da empresa.
Mensurar a força, tamanho e valor de uma marca deve resultar em conhecimento, como cita Sveiby (2004) afirmando que o objetivo da mensuração dos intangíveis deve resultar em aprendizado, e este, por sua vez, é o que resultará na possibilidade do uso de informações gerenciais que verdadeiramente impactarão na gestão da empresa e não somente em números e conceitos de marketing, mas em aspectos vitais como custos, investimentos, vendas e receitas.
Medir sua marca, portanto, deve ser uma ação que visa dar ao gestor o conhecimento dos verdadeiros potenciais de sua empresa e indicar aspectos que permitam interferir positivamente alavancando ainda mais as potencialidades da marca.
A Consultoria em mensuração e gestão de marcas do Grupo Marka Criativa trabalha focando, principalmente, a geração de informações que fortaleçam a marca, através do uso de indicadores e atributos específicos que consideram primordialmente fatores externos e internos, consolidando dados quantitativos a informações qualitativas relativas à marca.
Estas informações podem ainda contribuir para decisões como compra e venda de empresas, registros e mesmo na evidenciação do ‘valor real’ da empresa através de relatórios contábeis, seja integrando informações adicionais como as propostas para os novos modelos de relatórios contábeis integrados ou mesmo como uma evidenciação ‘a parte’, sustentada em contas de compensação permitindo a comparabilidade do valor legal (balanço patrimonial conforme as determinações vigentes) e o valor real de mercado (relatório gerencial). E, claro, poderá ainda ser uma forte ferramenta de marketing permitindo a empresa explorar, junto a seu público alvo, a força do valor calculado da marca.
Consulte o artigo da revista Exame aqui