A marca é uma poderosa ferramenta para o marketing. Podendo impulsionar vendas, traduzir para o consumidor a qualidade e o valor de produtos e serviços. Essa característica que a faz ser capaz de “gerar caixa” para as empresas a torna um poderoso Ativo das companhias, influenciando, não só as receitas, mas a gestão de toda a empresa. A marca é, portanto uma ferramenta que precisa ser vista pelos gestores não apenas como uma despesa do marketing, mas como uma ferramenta de gestão de um todo.
Quando vista como uma ferramenta gerencial percebe-se que a força da marca impacta não só nas vendas da companhia bem como em outros fatores potencialmente gerenciais como na gestão de custos, relacionamentos com clientes e fornecedores, na formação de preços e efeitos econômicos na empresa e até mesmo nas relações interpessoais e profissionais com os colaboradores da empresa (marcas mais fortes e melhor geridas tendem a atrair os melhores talentos).
E como transformar a marca em uma referencia gerencial?
Já Disse Peter Drucker (1909 – 2005) que “If you can’t measure it, you can’t manage it.” (Se você não pode medir, você não pode gerenciar). Para o correto gerenciamento de um ativo intangível é essencial poder compará-lo, estabelecer referências quantitativas e qualitativas para que se possa extrair a melhor informação gerencial e uma boa prática para a gestão de uma empresa, através de seu intangível, está na mensuração de valor de sua marca, porém não falamos apenas de rankings comparativos (marca “A” vale mais que marca “B”) mas sim na obtenção de indicadores capazes de traduzir em números e gráficos aspectos gerenciais representados por aquela marca, seja a de um produto ou linha de produtos ou de toda uma empresa. A Marka Criativa realiza sua consultoria em mensuração e gestão de marcas pautada neste princípio: Gerar informações que impactem na melhor gestão da empresa. Tudo isto é obtido através de ferramentas de mensuração que consolidam informações qualitativas (como os shares, clientes, etc) e quantitativas (dados financeiros, custos, etc) de forma a gerar um scorecard de dados que traduzam a saúde econômica da empresa e que apoiem a gestão empresarial. A Mensuração de marcas ainda pode gerir questões como compras, fusões e registros de marcas de notoriedade.
Na Era do Conhecimento é notório que a gestão do capital intangível das empresas ganha vulto e impacta cada vez mais no sucesso dos negócios e a marca, como o principal ativo de uma empresa, precisa ser avaliada sob esta condição de importância.
Por Wagner C. Godoi
Consultor de Mensuração de Marcas – Marka Criativa